-
Arquitetos: T-FP
- Área: 78 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Kiwoong Hong
-
Fabricantes: AutoDesk, SketchUp
Descrição enviada pela equipe de projeto. O mercado Shinheung é um lugar que foi um símbolo de desenvolvimento imprudente no passado em 'Haebangchon', um antigo bairro degradado em Seul. Pensamos em como construir aqui um espaço para uma marca de café jovem e decidimos aplicar novos acabamentos, mantendo a aparência original em vez de inserir uma nova estrutura e forma no espaço. O projeto começou com o objetivo de contar uma nova história, respeitando os contextos locais e ambientais.
O espaço era muito apertado, e havia várias deficiências estruturais e funcionais como local comercial. Antes de mais nada, resolvemos as questões de segurança para as pessoas poderem utilizá-lo convenientemente sem preocupações. Ao mesmo tempo, tentamos não apagar ou ocultar os traços de tempo e contexto local que podem ser símbolos daqui.
Os principais acabamentos foram o aço inoxidável com acabamento artesanal e o compensado lauan. Estes materiais mostram a imagem jovem e nova da marca e combinam bem com o ambiente antigo. As portas e janelas eram feitas de aço inoxidável, reinterpretando a forma e o movimento das portas e janelas existentes no mesmo local. No local onde as escadas íngremes haviam sido demolidas, uma nova escada em espiral foi instalada.
Para aliviar a impressão de um espaço estreito e abafado e para tornar todo o espaço em um só, nós perfuramos as placas e conectamos cada andar. A escada em espiral que atravessa todos os andares não seria apenas um caminho em movimento, mas também um símbolo do espaço e da marca.